Vantagens do trem

Considerada uma das principais formas de movimentação de carga pesada, o transporte ferroviário é um meio de locomoção amplamente difundido. Também utilizado para a condução de pessoas, a cada ano surgem novos e melhorados trens, o que favorece ainda mais os meios de transporte por ferrovias.

A ferrovia permitiu o transporte rápido de mercadorias e pessoas

Uma das maiores vantagens do trem é a possibilidade de transportar mercadorias volumosas. O trem é a solução perfeita quando se trata de transportar grandes mercadorias. Um vagão padrão tem uma capacidade de carga muito maior do que um reboque de caminhão, com a vantagem adicional de as ferrovias poderem usar também plataformas abertas.

Além disso, existem modalidades desse modal de transporte que permitem viagens rápidas, como os trens de alta velocidade. Essa possibilidade é de extrema importância para transportes de curta distância, por exemplo, que necessitam que as cargas sejam entregues com a maior rapidez possível.

A ferrovia ajudou a estimular o desenvolvimento econômico

No Brasil, uma importante consequência do investimento em ferrovias foi o aumento de renda, e ganho de produtividade dos mercados locais, além do crescimento do PIB nos primeiros anos, 1869 a 1913 de 19%. Summerhill salienta que o crescimento do Brasil Império foi consequência de investimento em infraestrutura logística.

A integração entre a cafeicultura e as ferrovias auxiliou ainda na constituição das bases da industrialização do estado de São Paulo, em razão principalmente do desenvolvimento comercial e da acumulação de capital conseguido com o aumento da produtividade.

As ferrovias são essenciais para a infraestrutura do transporte de qualquer país. A criação de ferrovias na segunda etapa da revolução industrial está intimamente ligada a evolução econômica da época, uma vez que trouxe oportunidades econômicas e sociais substanciais através da extração de recursos, do assentamento de regiões e da crescente mobilidade de carga e passageiros.

A ferrovia possibilitou que as pessoas viajassem para diferentes partes do país

No interior, as ferroviárias também puderam ser empregadas para o transporte de pessoas — viagens internacionais e interestaduais, por exemplo —, contudo, no Brasil o transporte ferroviário concentrou maior aplicação na locomoção de cargas e mercadorias em geral.

Durante o século XIX, o trem foi o principal meio de transporte e se expandiu mundialmente até a segunda metade do século XX. Em países de grandes extensões territoriais, como os Estados Unidos e o Canadá, foram construídas ferrovias transcontinentais que cruzavam o território de leste a oeste, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Na ex-União Soviética, foi construída a Transiberiana – a maior ferrovia do mundo, com 9.280 quilômetros, ligando Moscou a Vladivostok, no litoral do Pacífico. Essas ferrovias tiveram papel preponderante na ocupação territorial e no crescimento econômico e comercial desses países.

A ferrovia criou um sistema uniforme de tempo

Ao longo dos anos a malha ferroviária foi evoluindo, em 1960 o Brasil possuía uma extensão ferroviária de um pouco mais de 38 mil quilômetros. Infelizmente após este fértil período, a politica do Governo em relação a infraestrutura logística passou a priorizar as rodovias. O uso de ferrovias para o transporte de cargas entrou em declínio, e a malha ferroviária diminuiu para 30.485 km de extensão.

Para a melhoria das condições de segurança a nível dos transportes ferroviários europeus, é vital a harmonização dos sistemas e funções em todos os Estados-Membros, sendo a observação e aplicação das diretivas comunitárias fundamental para o sector. A segurança é alcançada através de três áreas fundamentais de atuação: administrativa e contratual, técnica e operacional.

Considerando que os diferentes meios de transporte não revelavam especial distinção dos seus usos e custos, poder-se-á sugerir que a homogeneidade de custos advirá da ponderação da variável tempo sobre os mesmos. A orografia mais acidentada influiria certamente na velocidade de transporte. Desta forma, a ligação entre um concelho e uma estação numa área de relevo montanhoso seria mais demorada do que uma viagem de igual distância numa área plana.

Gostou dessa informação? Compartilhe com seus amigos!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.