Granizo

Você já se perguntou o que é o granizo? Como ele se forma e porque? Hoje vamos falar sobre esse fenômeno atmosférico que ainda que tem sua beleza, também pode gerar prejuizos e dificuldades.

Chuva de granizo

O que é o granizo?

Você já se perguntou o que é o granizo? O granizo nada mais é do que uma forma de precipitação, ou seja, um tipo de chuva. O fenômeno meteorológico é caracterizado pela queda de pedras de gelo em formato esférico que se formam no alto da atmosfera, onde as temperaturas são bem baixas.

As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens altas de tempestade chamadas cumulonimbus. O granizo tem diâmetro superior a 0,5 centímetro e formato variável. Trata-se de uma pedra geralmente translúcida e branca, constituída por uma série de camadas de gelo. As chuvas de granizo podem trazer inúmeros prejuízos materiais, como a destruição de lavouras, e até mesmo ocasionar ferimentos em pessoas e animais em locais desprotegidos. Em algumas regiões é conhecido como saraivada.

Porque o granizo se forma?

O granizo se forma por meio da solidificação da água, principalmente em nuvens cumulonimbus, em condições bastante específicas. O mesmo necessita de temperaturas muito baixas e de intensa circulação do vento. As temperaturas negativas e as correntes de ar contribuem diretamente para a solidificação da água presente nas nuvens, que, a partir da aquisição de um peso específico, precipita na superfície terrestre no formato de pequenos blocos de gelo.

Quais os efeitos negativos do granizo?

O granizo pode ter impactos negativos em bens e propriedades, como casas, carros, embarcações, aeronaves e, ocasionalmente, pode ser perigoso para a pecuária e, excepcionalmente, para a vida humana. No entanto, podemos afirmar que o setor mais vulnerável a esse tipo de fenômeno natural é o agrícola.

Outro fator determinante nos possíveis danos provocados por granizo que um cultivo pode sofrer é a fase em que ele é atingido por esse fenômeno. Uma tempestade pode causar danos mínimos no início de um cultivo específico, mas a mesma tempestade pode causar danos significativos se ocorrer na fase intermediária do plantio.

A precipitação de granizo pode incorrer em grandes prejuízos para a população e as atividades humanas. Sua intensidade, bastante variável pela influência de aspectos geográficos, pode causar graves danos em comunidades inteiras. Desse modo, os sistemas de previsão atmosférica e de defesa civil devem contribuir para sua previsibilidade e consequente divulgação para a população, a fim de evitar maiores prejuízos.

Como se proteger durante uma chuva de granizo

A primeira dica para se proteger é procurar um lugar coberto. Geralmente, há um “aviso”, quando a água começa a engrossar, geralmente significa mudança na textura da água. Assim, após um tempo, vira gelo, se tornando granizo. Se você sabe que há possibilidade de granizo, é hora de agir!

Caso esteja de carro e for pego por uma chuva de granizo, procure também um lugar coberto onde estacionar para esperar passar. Caso não se importe, e ainda assim queira seguir o caminho, as medidas de precaução são praticamente as mesmas de quando se enfrenta uma chuva normal. Por isso, o condutor deve seguir em uma velocidade compatível para não perder o controle do carro.

No caso das casas, é importante colocar uma boa manta impermeável sob o telhado, para evitar problemas de infiltração caso ele seja danificado durante uma tempestade. Se a chuva for muito forte e as telhas quebrarem, a casa pode sofrer danos consideráveis. Por isso, é melhor se precaver com uma boa cobertura no local.

Uma última dica é sempre manter um bom estoque de comida e agua potável, para o caso de a tempestade provocar destroços que afetem estruturas que demorem para serem reparadas. É sempre importante estar preparado.

Compartilhe essa informação com seus amigos.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.