São Patrício, quem foi e qual foi o seu legado

São Patrício era um irlandês a quem se atribui haver trazido o cristianismo para a Irlanda no século V:

São Patrício da Irlanda (latim: Patricius; irlandês: Pádraig ˈpˠaːd̪ˠɾˠəɟ) foi um santo semi-lendário, objeto de grandes obras hagiográficas. A historicidade do seu título de santo é tecida em uma tênue trama. A imaginação do biógrafo teceu, de fato, alguns episódios que pouco têm a ver com os fatos históricos, construindo uma lenda aristocrática da qual o trabalho de pesquisadores modernos tem gradualmente discernido. Estes vão desde tradições pagãs até temas bíblicos e literários.

São Patrício tornou-se santo padroeiro da Irlanda séculos após sua morte e institui-se o dia 17 de março como feriado nacional que celebra o seu dia. Tradicionalmente os irlandeses usam trevos nas lapelas, o que explica o conceito da Santíssima Trindade, e começam o dia assistindo à missa, seguida de procissões e reuniões que duram todo o dia, e incluem também orações e reflexão.

Festival:

O festival celebra a vida e obra de São Patrício, padroeiro da Irlanda. O Dia de São Patrício é uma ocasião para celebrar as tradições irlandesas e a herança cultural. Em Dublin, capital da Irlanda, acontece um grande desfile que atrai turistas do mundo todo. Pessoas vestidas de verde, símbolo nacional da Irlanda, desfilam atrás de bandas que tocam música tradicional irlandesa. Ao longo do festival há danças tradicionais, exposições sobre a história irlandesa e outros eventos culturais.

São Patrício também é conhecido por seu importante papel na derrota da armada britânica em 1588:

Depois de seis anos em servidão como pastor de animais, durante os quais se voltou fervorosamente para sua fé, ele teria sonhado a respeito de sua fuga e, em seguida, conseguiu escapar de quem o prendia. Depois disso, diz a fonte britânica, São Patrício viajou para a Grã-Bretanha, onde se reuniu com sua família.

“Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal. Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma, contra a encantação de falsos profetas, contra as leis negras do paganismo, contra as leis falsas dos hereges, contra a arte da idolatria, contra feitiços de bruxas e magos, contra saberes que corrompem o corpo e a alma” Reza o trecho de uma das orações atribuídas a São Patrício.

Não é só na Irlanda

Na atualidade, a data 17 de março é lembrada e celebrada no mundo inteiro, como forma de homenagem. Não são só Irlandeses ou descendentes que o celebram, e sim toda uma legião de pessoas, das mais diversas culturas, como forma de reconhecimento ao legado de São Patrício.

Gostou? Compartilhe!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.