Fernando de Noronha, um paraíso no litoral brasileiro

As ilhas do arquipélago de Fernando de Noronha são partes visíveis de uma cadeia de montanhas submersas. Fernando de Noronha é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, e possui uma área total de 26km². A ilha principal compreende 91% da área total do arquipélago, com uma área de 17km², sendo 10km de comprimento e 3,5km de largura no seu ponto máximo. A base dessa enorme formação vulcânica está cerca de 4000 metros abaixo do nível do mar. O planalto central da ilha principal é chamado de “Quixaba”. As ilhas da Rata, Sela Gineta, Cabeluda e São José, juntamente com as ilhotas do Leão e Viúva compõem praticamente todo o restante do arquipélago. Fernando de Noronha fica a aproximadamente 350 quilômetros da costa brasileira e isso faz com que seu clima tenha características bem peculiares, já que sofre influência direta das correntes marítimas e dos ventos oceânicos. Por isso é muito importante entender quando ir a Fernando de Noronha.

Pontos turísticos:

Hoje a economia de Fernando de Noronha depende do turismo. Segundo a pesquisadora Glória Maria Widmer, no último registro realizado, em Fernando de Noronha havia em atividade 9 agências de turismo, 132 locais de hospedagem, 26 restaurantes, 3 empresas de mergulho e passeios de barco, cinco empresas de aluguel de veículos, e um número grande de outras pessoas prestando uma grande variedade de serviços. No ano 2001 o arquipélago foi declarado Patrimônio da Humanidade, incluindo o Atol das Rocas, como Sítio das Ilhas atlânticas Brasileiras, reconhecendo o valor de sua rica biodiversidade e enfatizando a necessidade de sua proteção.

A UNESCO citou os seguintes motivos para isso:

-A importância da ilha como área de alimentação para várias espécies, incluindo atum, peixe agulha, cetáceos, tubarões e tartarugas marinhas.

-Uma elevada população de golfinhos residentes.

-Proteção para espécies ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-pente e diversas aves.

Para que essa grande riqueza se conservasse, foram impostos limites ao afluxo de público e normas de conduta para ele. Na área do parque algumas atividades são proibidas, conforme descreve o IPHAN: “caça e pesca submarina; introdução de animais e plantas; coleta de sementes, raízes, frutos, conchas, corais, pedras, e animais; alteração da vegetação local; visita as praias do Leão e do Sancho, no período de janeiro a junho, no horário das 18 às 6 horas; acampamentos e pernoites; mergulhos e parada de embarcações nas proximidades da Baía dos Golfinhos; visita a áreas públicas sem autorização; e escrita ou pichação em rochas, árvores ou placas”.

A melhor época do ano para visitar Noronha:

Se você pudesse escolher agora mesmo qualquer época do ano para visitar Fernando de Noronha, qual você escolheria? Qualquer oportunidade de visitar o arquipélago deve ser aproveitada já que ele é deslumbrante durante todo o ano. Entretanto, há temporadas ideais para cada estilo de viagem, já que as condições do clima e do mar variam ao longo das estações. Há as semanas mais procuradas pelos surfistas, aquelas mais requisitadas por casais em lua de mel, as mais disputadas por mergulhadores e, claro, as menos movimentadas para quem tem um calendário de férias mais flexível. Afinal, qual seria a melhor época do ano para Fernando de Noronha? Essa pergunta só se responde tendo em vista os seus gostos.

Fernando de Noronha é um lugar tão incrível que, independentemente da época escolhida, será uma viagem prazerosa. No entanto, o tempo e as condições do mar variam ao longo do ano. Escolher uma época para viajar é também escolher que Noronha você encontrará.

Os moradores dizem que Fernando de Noronha tem apenas duas estações: uma seca, que vai de agosto a fevereiro, e a temporada de chuvas, de março a julho. No entanto, na época de chuvas não chove todos os dias. Costumam ser chuvas esporádicas e você ainda encontra lindos dias de sol. O único defeito, se é que assim podemos chamar, é que as chuvas fazem com que haja bastante lama nas ruas e nas trilhas, o que pode dificultar um pouco a locomoção.

Para que gosta de Surf, os meses de dezembro a março é quando as ondas começam a ficar boas, mas em janeiro e fevereiro aparecem as melhores. Ondas estas tão boas, ao ponto de fazerem a ilha ser conhecida naquela temporada como o Havaí brasileiro.

O principal “culpado” por esse sucesso entre os surfistas é o tal do SWELL, um tipo de vento que provoca ondas enormes. Para quem prefere mergulhar ou disfrutar da calma de um mar tranquilo, o ideal são os meses de setembro e outubro, quando o mar está bastante calmo, com uma visibilidade de até 50 metros.

O clima em Fernando de Noronha costuma ser bastante agradável, com temperatura em média de 28°C, sem variações importantes durante o ano. O mar, muito limpo, permanece na casa dos 24°C. Em Fernando de Noronha faz calor o ano todo, por isso é bom levar roupas frescas. No entanto um bom agasalho talvez seja útil para se abrigar dos fortes ventos.

E aí, gostou? Compartilhe com os seus amigos e boas férias!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.