Laranja, uma maravilhosa fruta pouco valorizada

A laranja oferece diversos benefícios à saúde, sendo estudada principalmente devido ao seu papel antioxidante e sua ação sobre o sistema imunológico. Sua ingestão tem sido relacionada inclusive com a diminuição do risco de padecer alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

É uma fruta bastante comum em nosso país, com benefícios maravilhosos para a saúde, mas muito pouco valorizada. Veja tudo o que essa fruta pode oferecer de bom para você:

Os principais benefícios da laranja

Doce e apetitosa, os benefícios da laranja vão muito além apenas do seu sabor. A laranja é uma fonte importante de vitaminas, fibras, substancias antioxidantes e minerais. Os principais benefícios para o nosso corpo vão desde a saúde da pele até mesmo a redução dos níveis do colesterol ruim, LDL.

Embora ofereça inúmeros benefícios, é necessário cuidado com algumas contraindicações como seu consumo em excesso, ou a sua utilização combinada com uso de determinada medicação para doenças cardíacas. Peça orientações ao seu médico.

A laranja oferece diversos benefícios à saúde, sendo estudada principalmente devido ao seu papel antioxidante e sua ação sobre o sistema imunológico. Sua ingestão tem sido relacionada inclusive com a diminuição do risco de padecer alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da USP (Universidade de São Paulo), mostrou que a ingestão do suco de laranja das variedades “Laranja Baía” e “Laranja Cara Cara” proporcionou mudanças benéficas na composição da microbiota intestinal. Isso ocorre porque todos os tipos de laranja contêm fibras. O Consumo frequente de laranja traz benefícios porque a fibra é importante, não apenas para a flora intestinal, mas também para formação do bolo fecal e para aliviar a prisão de ventre.

Dois tipos de laranja, muito importantes, do Brasil:

Laranja-Pera: Uma das laranjas mais importantes em termos econômicos para o Brasil, a laranja-pera possui tamanhos que variam de pequeno a médio, e assim como a lima, é um pouco mais doce. Possui também poucas sementes. Além disso chama a atenção por ser rica em vitaminas do complexo B, minerais como potássio, cálcio e fósforo. É o tipo de laranja preferido pela indústria.

Laranja-Lima: Costuma ser maior que a laranja-pera, com a casca lisa e amarelada ou alaranjada. Seu sabor é mais adocicado por ser menos ácida que outras variedades de laranjas. Sua safra tem produção mais relevante no inverno e primavera, abastecendo o mercado justamente quando há uma queda na disponibilidade de laranjas-pera. Seu consumo direto é muito apreciado pelo sabor, sendo comumente oferecida como opção de lanche saudável para crianças.

Qual a melhor forma de consumir a laranja?

A fibra, presente no bagaço da fruta, é um verdadeiro “detergente” para o nosso organismo, afinal ela retira metais e toxinas indesejáveis no nosso corpo. O bagaço ainda tem a função de ajudar na digestão de alimentos mais gordurosos, favorecendo o trabalho dos intestinos grosso e delgado. A pectina, presente na laranja, é ótima para dietas. A fibra também ajuda a promover uma melhor mastigação e com isso contribui para a saciedade. Se você preferir tomar suco de laranja, em vez de comer a fruta diretamente, é recomendado consumir o suco fresco. Depois de 30 minutos a bebida começa a sofrer oxidação e a perder gradualmente o seu valor nutricional. Mesmo guardado na geladeira, com a baixa temperatura ajudando a preservar o aroma e o sabor, as vitaminas sofrem transformações e perdem seu valor.

Valor nutricional

Entre os nutrientes de maior valor, ressaltam as vitaminas A, B e C, os minerais Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo, lipídios como a colina, entre outros. Além disso a fruta tem mais de 170 fito-químicos e mais de 60 flavonoides, com fortes efeitos anti-inflamatório e antioxidante. Al laranjas também contêm vitamina B1, riboflavina, niacina, vitamina B6, folato (vitamina B9 ou ácido fólico), vitamina B5, fósforo, manganésio, selênio e cobre. Devido as importantes quantidades de vitamina C, as laranjas estão associadas ao fortalecimento do sistema imunitário. Inclusive também é recomendada para consumo antes de dormir, devido a que os ácidos eliminados na urina, que permanecem na bexiga durante o sono, ajudam a evitar infecções urinárias e até mesmo a formação de alguns tipos de cálculos. Consulte seu médico sobre a utilidade desse consumo para você.

Então, gostou? Compartilhe com seus amigos, e bom apetite.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.