5 vantagens (e desvantagens) de ter uma moto elétrica

Nos dias atuais um dos principais temas importantes é a mobilidade. Por um lado temos os altos preços dos combustíveis, por outro a falta de espaço nas grandes cidades. Tendo em vista essa problemática, uma solução prometedora são as motos elétricas. Hoje vamos falar sobre 5 vantagens (e 5 desvantagens) de ter esse veículo.

Vantagens e desvantagens – Moto elétrica

VANTAGENS

Baixa manutenção:

As motocicletas elétricas, ao não ter um motor a combustão, têm uma quantidade significativamente menor de peças móveis. Isso significa menos desgaste e menor necessidade de manutenção. Há menos gastos também com lubrificantes, filtros e outros implementos.

Zero poluição:

Devido ao fato de não ter um motor a combustão e sim motores elétricos, durante o seu funcionamento essas motos não emitem gases ou resíduos nocivos para o meio ambiente. Isso contribui para uma melhor qualidade do ar que respiramos e para a preservação do meio ambiente.

Silêncio:

As motos elétricas não fazem ruido, são bem mais silenciosas, devido a não terem um motor a combustão. Isso significa mais conforto e menor poluição sonora, principalmente nos grandes centros onde isso é um verdadeiro problema.

Economia:

Os custos por quilômetro percorrido são abismalmente inferiores aos custos das motos com motores convencionais. O que se gasta apenas é eletricidade para recarregar as baterias. Inclusive alguns centros urbanos oferecem esse serviço sem custo, ou ele depende de fontes limpas de energia, como os painéis solares, por exemplo.

Segurança:

Em sua maioria as motos elétricas são consideradas mais seguras, em relação a outras convencionais de sua mesma categoria. Isso se deve ao fato de serem mais leves, andar a velocidades mais baixas e não precisarem de tanques com combustíveis inflamáveis.

DESVANTAGENS

As comodidades de possuir uma moto elétrica são inúmeras, no entanto existem algumas desvantagens a ser consideradas.

Vida Útil:

Essa é uma das principais desvantagens. As baterias tem uma vida útil e em algum momento precisarão ser trocadas. Embora a tecnologia tenha avançado bastante para melhorar isso, continuamos dependendo dessa limitação.

Preço das baterias:

Outro fator importante é o preço das baterias, que apesar de tudo, continua ainda bastante elevado. Embora há de se ter em conta que esse custo será compensado pela economia de combustível.

Autonomia:

Esta é realmente uma desvantagem. A autonomia está limitada pela capacidade das baterias. Uma vez esgotada, requer uma parada para recarregar. Atualmente existem vários projetos para resolver essa dificuldade. Uma dessas ideias é a de postos de troca das baterias, onde você pode deixar sua bateria descarregada e substitui-la por uma carregada, instantaneamente.

Escassos pontos de recarga:

Essa é uma dificuldade apontada por alguns usuários que precisam percorrer distancias significativas, mas para aqueles que precisam cobrir pequenas distancias e voltar para casa, teoricamente não enfrentariam maiores problemas. Uma vez mais, isso poderá ser resolvido com o tempo, talvez. Mais ainda tendo em conta projetos como o mencionado anteriormente, com a possibilidade de intercambio das baterias em postos.

E aí? o que achou? Gostou? compartilhe com seus amigos!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.