10 cuidados simples para evitar problemas com a sua Panela de Pressão

Não há dúvida de que a panela de pressão é muito importante e útil. No entanto o uso adequado requer alguns cuidados, que quando observados corretamente, evitam situações perigosas e permitem tirar o melhor proveito.

Panela de pressão

1 – Cuidado na hora de comprar:

Ao longo dos anos, os fabricantes têm investido em panelas cada vez mais seguras. Contudo, é essencial que o consumidor esteja atento na hora da compra. Além do Selo do Inmetro, fique atento as seguintes informações, de acordo com a portaria Inmetro 499/2021, que é a norma que regulamenta as panelas de pressão:
-No corpo da panela devem estar presentes de maneira clara informações como sua capacidade, nome do fornecedor, identificação, pressão nominal, data de fabricação, origem, entre outras. Na tampa, deve estar presente um aviso, que chame atenção para a leitura do manual de instruções. Este deve estar incluso na embalagem da panela de pressão.

2 – LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES:

Pode parecer um clichê, mas é muito importante ler o manual de instruções, porque o manual contem informações claras sobre os cuidados, modo correto de uso, incluindo detalhes como por exemplo como abri-la e fechá-la, manutenção e capacidade máxima para cozimento.

3 – O nível máximo:

A maioria das panelas de pressão possui uma marcação de nível máximo, isso quer dizer que em hipótese alguma a panela deve ser cheia acima desse limite. Caso a sua panela não possua essa marca, você só deve encher 2/3 dela. Respeitar esse limite é muito importante para evitar acidentes. Usar a panela sem líquido dentro também não é uma boa ideia. A panela de pressão cozinha os alimentos aprisionando vapor dentro dela, então a gente não quer que algo dê errado na hora de cozinhar aquele feijão.

4 – Limpeza:

Mantenha sempre a panela de pressão bem limpa, inclusive a superfície exterior. Entre a tampa e a parte de cima da panela, existe uma borracha, cuja função é impedir a saída do vapor a alta pressão que se encontra dentro da panela durante o cozimento dos alimentos. Caso exista algum tipo de sujeira acumulada, essa vedação pode ser incompleta. Durante a limpeza, aproveite para verificar o estado da borracha de vedação da tampa e a válvula de segurança, que é um dispositivo com a função de abrir e liberar o vapor, quanto este atingir valores altos que representem um risco.

5- Saiba quais alimentos cozinhar, e evite também grandes quantidades:

O tempo de cozimento na panela de pressão é bem mais rápido. Basta adaptar esse tempo e fazer suas receitas. Evite cozinhar cevadinha, mingau de aveia e ervilha seca. Esses alimentos formam espuma, obstruindo a saída do vapor pela válvula.

Como o tempo de cozimento é reduzido, sempre tempere bem a comida que você vai preparar na pressão, de preferencia com antecedência, para que os alimentos como carnes, por exemplo, peguem o tempero. A exceção são os grãos: o feijão nunca é temperado antes de ir para a panela.

6 – Verifique a temperatura regularmente:

Em uma panela normal, a agua ferve a 100 graus Celsius e se mantem assim até evaporar por completo. Em uma panela de pressão pode-se cozinhar a temperaturas mais elevadas, devido ao fato de o vapor permanecer preso dentro da panela e exercer pressão sobre o líquido em cozimento. Para baixar a temperatura, é necessário diminuir a chama do fogão. Temperaturas elevadas podem ser perigosas devido a pressões também elevadas dentro da panela de pressão.

7 – Evite manipular a panela durante o cozimento:

Não é recomendável agitar a panela, sacudir nem bater na mesma durante o cozimento. O vapor que sai do pino de cima da panela pode provocar queimaduras. É muito importante apagar o fogo e aguardar alguns minutos antes de manipular a panela de pressão.

8 – Fique de olho no relógio:

Isso mesmo, respeite os tempos recomendados de cozimento para os alimentos. Principalmente em uma panela de pressão. Mais tempo ao fogo, pode significar mais pressão, ou diminuição do vapor e do líquido no interior da panela, o que pode levar a carbonizar os alimentos.

9 – Evite choque térmico, retire a pressão corretamente:

Para tirar a pressão, basta desligar o fogo e aguardar alguns minutos. A pressão sairá naturalmente, mas caso esteja com pressa, levante a válvula principal com uma colher de pau, com muito cuidado para não se queimar com o vapor. Nunca coloque a panela diretamente na água assim que retirar do fogo, pois isso pode danificar a panela. Jamais tente abrir antes da pressão esvair. Caso por algum motivo a válvula de segurança se abra durante o cozimento, apenas desligue o fogo e se afaste até parar de sair vapor. Verifique se alguma das sugestões anteriores foi ignorada.

10 – Manutenção:

Sim, a panela de pressão requer também uma manutenção adequada. A borracha de vedação da tampa resseca com o passar do tempo e deve ser substituída periodicamente. Assim também o bico de escape e a válvula de segurança. Em caso de quedas ou amassados, é necessário consultar o fabricante sobre a conduta a tomar. Algumas panelas têm conserto, outras não. Tanto as borrachas quanto os demais itens de segurança devem ser substituídos por outros de qualidade verificada, segundo a recomendação do fabricante.

Gostou? Nos ajude a continuar trazendo conteúdo relevante, compartilhe.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.