Outono chegando

O momento perfeito para entrar em forma

Finalmente o sol deu uma aliviada – tchau, verão! Até que enfim aquela umidade abafada que em nada favorece a prática de esportes dará lugar a dias mais frescos, perfeitos para correr. Chega da tortura adicional que o calor e a umidade em excesso provocam no corpo! Você não vai desidratar mais tão rápido. No fim das contas, pode ser que seu desempenho na corrida se beneficie automaticamente com a melhora nas condições climáticas. Não se surpreenda se, por acaso, você acabar batendo seu próprio RP nos 5 k!

Outono, òtima temporada para praticar esportes e ficar em forma

O seu verão foi corrido e você não teve tempo de treinar? Então esta é uma desculpa a menos. Suas férias acabaram e seu calendário está esperando por alguns registros de workout. Aproveite a oportunidade, desligue a TV e pare de procurar por outras desculpas: este é o seu momento, use-o com sabedoria.

Estudos mostram que leva cerca de quatro semanas para o corpo se adaptar às mudanças no estilo de vida. Se você começar a sua rotina de treinos agora, não só vai estar um passo à frente das suas promessas de Ano Novo, mas também é mais provável que consiga cumpri-las. Quando outros estiverem começando a pensar em seus objetivos, você já estará com força total no caminho certo. Aquele corpo de verão é feito agora.

As folhas caem

No entanto, ao olharmos para a Natureza percebemos que as folhas tornam-se castanhas, ficam secas e naturalmente caem das árvores. Logo, se não caíssem, não haveria espaço para crescerem novas folhas e flores na Primavera e é precisamente isto que temos de fazer no Outono, deixar cair as nossas folhas castanhas e secas.

Tempo de renovação

O processo de troca de cor e perda das folhas de algumas árvores no período de outono e inverno acontece como um mecanismo de proteção da planta. “É como se fosse uma resposta que o organismo da planta dá para redução do fotoperíodo, ou seja, o período de incidência luminosa”, explica a professora Ana Paula Rovedder, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (Neprade) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“A queda das folhas no outono é uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu gasto de energia”, explica Rosa Pinho. “Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila. Com a diminuição da clorofila, outros pigmentos já existentes tornam-se visíveis e as folhas ficam amareladas ou avermelhadas, acabando por cair.”

O outono é a melhor época do ano?

O outono é famoso por sua fase de transição entre o inverno e o verão e para muitos, é a melhor estação do ano. Além disso, o outono carrega valores, curiosidades e características únicas que o torna único! Pensando nisso, apresentamos para vocês as particularidades mais interessantes dessa estação.

Outono, tempo de transformações, tempo de voltar a sorrir

O outono é a sua estação favorita? Muitos ficam ansiosos por temperaturas mais frias, cores quentes, sopas, castanhas e caldos temperados de abóbora. Por outro lado, a única coisa que ninguém espera no outono é treinar. As temperaturas frias e os dias mais escuros são uma tentação para ficar em casa e as pratos clássicos de outono são o complemento perfeito para o seu fim de semana no sofá. Mas isso acaba agora. Porque o outono é, na verdade, uma das melhores estações para entrar em forma. Ainda não está convencido? Aqui estão mais alguns bons motivos:

Resumindo bem, o outono é a estação de moda minimalista, confortável mas elegante, clima aconchegante e de cores naturais tão belas quanto uma obra de arte. O outono também, é simbolo de transição, evolução e adaptação para muitos, como uma metáfora das mudanças da natureza, mas bastante sutil, profunda e suficiente o bastante para instigar nossa reflexão. Concorda?

Quer viajar no outono? Uma dica pra você:

O outono, a meia-estação onde o sol já não é tão quente e uma brisa amena anuncia a chegada dos dias frios, é época de festas e eventos em vários destinos no país. Além do clima gostoso, este período considerado baixa estação, é excelente para você cair na estrada, pois os hotéis e agências de turismo oferecem descontos especiais para os turistas.

Casa no estilo colonial

PIRENÓPOLIS (GO) Na mágica cidadezinha de Goiás, o outono é excelente para curtir a natureza e as cachoeiras, mas sem deixar de participar da tradicional Festa do Divino e da Cavalhada. A grande festa popular acontece 50 dias após a Páscoa, entre os meses de maio e junho, e atrai visitantes de várias partes do país. A Festa do Divino de Pirenópolis foi reconhecida pelo IPHAN, desde 2010, como Patrimônio cultural imaterial do Brasil.

E aí? gostou? Bom outono pra você.

Compartilhe!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.